Vale do Capão
A convite do Mãe que Viaja, a Paula Porto escreveu para nós um pouco da sua experiência de morar no Vale do Capão e ter uma Casinha de Madeira, onde vive, recebe amigos e também aluga! Confira abaixo todas as dicas!
Quando a Fernanda me convidou para falar sobre o Vale do Capão, eu fiquei muito feliz pois adoro falar sobre o Vale. Fiquei pensando também que, como moradora, deveria fugir um pouco do roteiro padrão. Depois veio mais um desafio: a Fernanda me pediu para falar sobre passeios com os filhos e eu não tenho filhos. Mas então lembrei de todos os amigos que vivem aqui com crianças (são muitas!!!) e de amigos que já vieram com filhos e se divertiram muito. Aliás, as crianças se divertem mais do que os adultos. Qual a criança que não gosta de estar na natureza?
Foto: Paula Porto
Recomendo então um roteiro de 3 dias pelo Vale do Capão, com atividades interessantes, para adultos e crianças. Fiz outro dia um post sobre os Passeios Imperdíveis no Vale do Capão. Além disso, este roteiro é diferente do tradicional, pois proponho um roteiro saindo do óbvio, conhecendo lugares menos visitados, mas não menos espetaculares. E, em dias de feriado, pode ser que fugir dos lugares mais conhecidos seja uma boa estratégia.
Primeiro Dia no Vale do Capão
Conceição dos Gatos
Começar o dia tomando um café da manhã gostoso no restaurante ‘O Galpão’. O melhor café-da-manhã do Vale, fica na saída da vila, é muito conhecido.
De lá, seguir para Conceição dos Gatos, um vilarejo que fica a 12 km do Vale do Capão. Falei já desse vilarejo no post anterior que mencionei no início. Desta vez eu sugiro um passeio diferente.
Foto: Paula Porto
A Cachoeira de Baixo é para quem quer um banho de rio com menos pessoas. Ela é muito menos visitada que a maioria das cachoeiras e rios do Vale. Tem uma pequena queda d’agua e um ótimo poço para banho. Tem bastante espaço para as crianças brincarem fora d’água.
São uns 40 minutos de trilha, uma trilha fácil, mas o começo dela não é tão demarcado. Pode-se ir lá com guia. É uma das cachoeiras que mais gosto de ir pois justamente é mais tranquilo e o lugar é lindo. Vale muito a pena. Podem ir com crianças pequenas pois a trilha, apesar de parecer longa, é toda plana. Reserve 4 horas para esse passeio, para que possa caminhar com calma e aproveitar o banho.
Para chegar lá, tem que atravessar todo o vilarejo de Conceição dos Gatos. Perguntar a qualquer nativo que eles explicarão como chegar lá.
https://www.segurospromo.com.br?utm_medium=afiliado&pcrid=2215&utm_source=site-blog&pcrtt=postcapao
Almoço – Casa de Dona Maria e Seu Ivo
Recomendo almoçar na Casa de Dona Maria e Seu Ivo. São nativos conhecidos na região. Descendo a rua principal, tem uma rua à esquerda, a única, eles moram numa casa no começo dessa rua, do lado esquerdo. Qualquer dúvida, é só perguntar na rua.
Dona Maria criou a receia de moqueca de jaca, copiada por alguns hoje em dia. A comida é caseira e gostosa. Você pode encomendar outros pratos, mas o que mais sai é a moqueca, que é preparada com muito pouco azeite. O nhoque de milho verde, também é uma especialidade de Dona Maria. As travessas são bem servidas, e a refeição acompanha salada, arroz, feijão verde e farofa crocante de soja. Não deixe de experimentar os docinhos dos Seu Ivo. Receitas criadas por eles, com granola, amendoim, côco, chocolate, dentre outras coisas. Eles são muito amáveis. Uma vez ele levou o filho de minha amiga para colher jabuticabas e eles voltaram com uma bacia cheia delas.
Pode ser reservado diretamente com Dona Maria pelo whatsapp (75) 9 9210-4801. Melhor ser reservado de véspera, ou com mais antecedência, no caso de feriados grandes.
De noite
De noite, se não quiserem sair para jantar, podem fazer um lanche e apenas dar uma caminhada pela Vila. Caso estejam hospedados numa casa, podem fazer um lanche mais leve e saudável para compensar o banquete da casa de Dona Maria e Seu Ivo.
Na vila, tem umas barracas permanentes, em frente do supermercado Flamboyant, que servem coisas gostosas. O destaque é a empada da Princesas das Empadas e o churros da esquina. Você pode deixar para experimentar essas coisas nos dias que já tiver almoçado mais tarde e decidir pular o jantar.
Aproveite para passar pelas lojinhas que ficam abertas até mais tarde.
Segundo dia
Sítios Arqueológicos
Não é um passeio tão procurado, mas é tão interessante conhecer os sítios arqueológicos com figuras rupestres. Existem alguns sítios na Chapada Diamantina com visitação aberta ao público. Aqui na região você tem a opção de ir para Serra Negra e Matão.
Foto: Paula Porto
Serra Negra
Esse passeio é já mais organizado do que o de Matão. Existem saídas diárias saindo do Vale do Capão ou de Palmeiras, a ser combinado com o museólogo e guia Naum Bandeira. São 8 painéis visitáveis com figuras rupestres, figuras de animais, pessoas e figuras geométricas. É muito interessante essa visita.
Guia: Naum Bandeira (71) 9 8899-5141.
Matão
É necessário carro para fazer esse passeio. Quando fui, peguei o guia em Palmeiras, que fica a 50 minutos do Vale do Capão, e seguimos de carro até os sítios.
Tem 2 sítios arqueológicos diferentes. Consultar ao guia antes, se ambos estão sendo visitados, pois um deles não estava sendo visitado, uma pena, pois é bem interessante!
Ambos os sítios arqueológicos estão em propriedades particulares. São pouco visitados então aproveite para curtir bem o lugar, olhar com calma e deixar que o seu imaginário lhe guie através dos tempos, para esse tempo longínquo dos nossos ancestrais.
As figuras não foram datadas, entretanto, sabe-se que estas figuras tem suas origens há mais de 30 mil anos, mas não sabem precisar a data, pois dependem de estudos e não há verba pública destinada para isso. Existem figuras geométricas, humanas, plantas e de animais.
Guia: Marquinhos (75) 9 9178-4512
Marquinhos trabalhou e trabalha em muitos mapeamentos de sítios arqueológicos da região. Ele trabalha na rodoviária mas também é guia. Eu já fiz o passeio do Matão com ele e depois fui acompanhar ele e os pesquisadores numa área que estava sendo mapeada pela primeira vez, um lugar ainda não aberto ao público, foi muito emocionante.
Dá para fazer esse passeio (qualquer um dos dois que escolha), por exemplo, em uma manhã. Aproveite então para almoçar mais cedo. Uma boa pedida é almoçar na Pousada Lagoa das Cores. São poucos pratos, mas o lugar é bem bonito e a comida gostosa, com pratos mais elaborados.
De tarde
Aproveite para relaxar e fazer uma massagem. Aqui vai algumas recomendações. A massagem pode ser feita muitas vezes onde você está hospedado.
Massagem indiana, profunda, combina uso de óleos e alongamentos. Terapeuta: Manjula (75) 9 9975-9774
Massagem relaxante, com uso de óleos essenciais. Terapeuta: Dione (61) 9 9806-5172
Jantar
Aproveite que almoçou mais cedo e mais leve hoje para saborear a Pizza do Capão, a mais antiga do Vale. Esse é um programa obrigatório para quem vai ao Vale, mas não havia mencionado ele no post que havia feito antes. Existe apenas um sabor de pizza salgado e um doce. Você pode pedir os dois sabores numa mesma pizza. O lugar é grande, com muitas mesas, é bem rústico, com uma ambiente agradável.
Terceiro dia
Foto: Ananda
Uma alternativa, com menos turistas e mais pessoas que vivem no local é o Riachinho de Lençóis (entrada gratuita). Você precisa pegar uma estradinha de barro para chegar lá mas o carro fica na porta. Não tem queda d’agua, por isso, o rio está no nível da estrada. Eu sempre levo lá pessoas de idade que tem dificuldade de se locomoverem, pois não precisa descer, nem subir, nem caminhar. O poço é bem grande, dá para nadar tranquilamente. Tem bastante sombra também. Eu gosto muito deste lugar. A trilha para Águas Claras, que é um passeio muito conhecido, começa daqui.
Aproveite para fazer um pique-nique na beira do rio, as crianças adoram. Mas cuide para não deixar lixo nem restos de alimentos nos rios.
É lindo o final de tarde no rio. Com o reflexo das árvores refletindo na água como se fosse um espelho. Além disso, as montanhas que ficam contra o sol e têm muita pedra, começam a ficar vermelhas. Então não tenha pressa em ir embora do rio.
Jantar
O Pachamama é um bistrô, com poucos lugares. Fica na Vila, ao lado da lanhouse. Nos feriados costuma ficar lotado, é bom não ir muito tarde. A comida é excelente, os pratos mudam todas as noites. Normalmente você escolhe dentre duas opções de prato. Às vezes tem música ao vivo. Tudo num clima bem aconchegante.
No primeiro post eu argumentei porque recomendo você ficar numa casa em vez de ficar numa pousada.
Volto a mencionar que eu tenho casa para alugar. É uma casa toda de madeira. Fica na rua principal que liga a Vila ao Bomba, com muito fácil acesso e a apenas 10 minutos andando da Vila. É muito aconchegante e confortável e você pode reserva-la clicando aqui!
Ficar em casa lhe dá mais flexibilidade para preparar comidas caso queira levar algo para a trilha, fazer pique-niques, ou se quiser sair bem cedo. Ainda te dá a flexibilidade de fazer um lanche leve à noite nos dias que almoçar muito tarde.
A Casinha de Madeira fica a apenas 5 minutos do Circo, onde acontecem apresentações de música, circo e dança. Existem também aulas de circo e diferentes ateliês para crianças.
Foto: Paula Porto
Aproveite para ler o primeiro post que escrevi sobre o nosso Vale encantado e se não der para fazer tudo, quem saber você não faça uma mescla dos dois?!
Outros Atividades que Valem a Pena
Apesar do Vale do Capão ser muito mais conhecido por suas belezas naturais, cachoeiras e trilhas, existe uma atividade mística forte no Vale, de diferentes movimentos e tradições.
Quer conhecer um pouco das atividades místicas que acontecem no Vale? Seguem alguns dicas…
Dança da Paz Universal
Recomendo que vá numa Roda de Dança da Paz Universal, facilitada por Zelice. A Roda começa às 17hs, quando as pessoas começam a chegar e se reunir em volta da fogueira. Quando tem um número bom de pessoas, Zelice começa a Roda. As Danças da Paz Universal são abertas ao público. São ligadas ao movimento Sufi e acontecem no Vale há 24 anos. Eu recomendo para todo mundo que visita o Vale, pois só estar presente numa celebração assim já é muito interessante.
À medida que as pessoas vão chegando, vão se juntando à Roda, onde se dança e canta, músicas de várias tradições, orientais, ocidentais, indígenas… vale muito a pena. A Roda acontece ao ar livre, debaixo das árvores, com a luz da fogueira e de algumas velas. Crianças são muito bem-vindas. Elas podem entrar na Roda ou brincarem com outras crianças em volta da fogueira. Tem sempre crianças na Roda.
Temazcal
Toda lua cheia, às 17hs, acontece na Pousada Castelar da Alvorada (fica a uns 3 km da Vila, indo no sentido Palmeiras) uma sauna sagrada mexicana chamada Temazcal.
Essa cerimônia é guiada por pessoas treinadas e iniciadas, por isso ajuda na redução do stress e da ansiedade, purificação das toxinas acumuladas e alinhamento do mental, corpo e espírito.
Contato whatsapp: (75) 9 8288-8377
Noite de Mantras e Deeksha
Acontece todo sábado às 17hs na Pousada Lagoa das Cores. São 30 minutos de mantras e depois, para quem quiser, tem Deeksha (Benção da Unidade) – meditação desenvolvida no ashram da Oneness University na Índia por Sri Bhagavan e Sri Amma.
Aulas de Yoga
Acontecem na vila, acima do estúdio de Pilates, todas as segundas e quartas-feiras, às 18h30. Professora Mariana (71) 9 9182-9382
Outros
Não deixe de olhar a programação para o período que vai estar no Vale do Capão. Estão sempre acontecendo oficinas para adultos e crianças, principalmente no Circo.
Todo domingo acontece a feira, com barracas de frutas, vegetais, comidas, artesanatos e outros. É muito interessante ir passear pela feira. É um verdadeiro ponto-de-encontro dos moradores do Vale. Então, se estiver no Vale no domingo, programe-se para sair mais tarde. Nas opções que dei acima, seria um bom dia para conjugar com o passeio a Riachinho de Lençóis, por exemplo.
Recomendação de Guias:
Repeti neste post a recomendação dos guias… tem vários outros, muito bons. Esses dois são amigos, já fiz trilhas com eles. Eu super recomendo.
Mônica – (75) 9 9219-2920
Guga – (75) 9 9821-4540
A Mônica cuida de crianças também, caso precisem fazer alguma atividade e queiram deixar os filhos com alguém responsável. A Mônica tem muita experiência no assunto.
Serviços que vendemos para este destino!
O Mãe que Viaja é um blog e uma agência de viagens home office, fruto do trabalho de uma mãe empreendedora! Tenho um enorme prazer em dividir com vocês todas as dicas e experiências que vivemos! Abaixo os serviços que vendemos para este destino, faça sua reserva usando estes links, você não paga nada a mais por isso e contribui para manter o blog ativo!
✈ PASSAGEM AÉREA -> PASSAGENS PROMO e DECOLAR
🏨 HOSPEDAGEM -> BOOKING e DECOLAR
🚘 ALUGUEL DE CARRO -> RENTCARS
🎢 INGRESSOS -> TOUR ON
🏥 SEGURO VIAGEM -> SEGUROS PROMO
De quebra você ainda pode ganhar um roteiro personalizado!
Estamos no Instagram @maequeviaja e a nossa página do Facebook tem o mesmo nome!
Ainda restou alguma dúvida? Nos mande um e-mail para maequeviaja@gmail.com
Beijos carinhosos e até a próxima!
[ppromo_passagens destination=”LEC” limit=”3″ tags=”post capão” show_logo=”true” /]
Gostei bastante das dicas desse post, especialmente do passeio ao sitio arqueológico da Serra Negra. Entramos em contato com o Naum Bandeira e fomos conhecer as pinturas rupestres da Serra Negra. Foi uma experiencia maravilhosa, especialmente pra criancas. O Naum é excelente, extramente atencioso e faz do passeio uma grande aula. Somos gratos ao blog e ao relato da Paula que nos fez conhecer o Naum e essa interessante possibilidade de visitação na Chapada Diamantina.